quinta-feira, 10 de junho de 2010

Plano de aula

Unidade Escolar Professora Alcides R. Aires
Professor(a): Alailda Barbosa dos Santos
Disciplina: História Série/Ano: 6º Turma/Turno:
Planejamento de Aulas / 2010
Tempo: 02 aulas Objetivos:
Fazer levantamento do conhecimento do aluno acerca da História e do papel do historiador;
Introduzir o aluno aos estudos históricos;
Mostrar ao aluno que todos fazem a História.
Eixo Norteador: Memória
Competência: : Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio, as diferenças no modo de vida dos diferentes povos.
Habilidade: Perceber a importância do estudo da Historia como ciência que estuda as ações humanas no tempo.
Conteúdo:
Introdução aos estudos históricos.
O que estuda a história;
O papel do historiador;
Fontes históricas.
Metodologia:
Começaremos o trabalho fazendo uma sondagem com os alunos, pedindo para que falem o que entendem por História, o que ela estuda, como é feita a história. O que eles acham qual o papel do historiador e como o historiador estuda a história, a partir de quê.
Tendo como base essa sondagem, fazer um exercício em sala de como se poderia estudar a história do próprio aluno e a partir disso poder trabalhar o Estudo da História. O exercício será fazer um desenho, representando a vida deles (que pode ser do dia que eles nasceram até o momento atual ou o dia-a-dia deles). Depois dos desenhos feitos explicar que eles fizeram uma linha do tempo, colocando nela os fatos que eles consideraram mais importantes. Com os desenhos mostrar ao aluno que a história é feito por todos nós, que somos agentes da história. Também,com isso, já se pode entrar no assunto da cronologia, calendário, contagem de tempo, etc. Mas isso já fica p/ uma próxima aula.
Recursos:
Quadro branco, pincel, papel ofício, lápis de cor (canetinha ou giz de cera) livro didático, laboratório de informática.
Avaliação:
A avaliação será positiva se ao final da aula o aluno compreender o papel do historiador e da História. Quais os materiais que o historiador utiliza p/ entender a história. Que todos somos e fazemos a História. E que a história é bem mais próxima da gente do que se imagina.

Referencia Bibliográfica:


Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. – TO: 2009. 292p.


Piletti, Nelson
Historia e vida integrada /Nelson Pilleti, Claudino Pilleti. - - Nova ed. Reform. E atual. - - São Paulo: Ática, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário