sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

MEMORIAL REFLEXIVO

Ao iniciar o curso das TIC, percebi o papel das tecnologias e a necessidade de se aprender e conhecer diferente desafios em trabalhar com o uso das tecnologias digital, como cursista foi prazeroso e satisfatório a aprendizagem, embora não foi fácil; diante deste desafio a realidade do mundo na era digital que nos obrigam a procurar uma forma de aprendizagem inovadora. Este curso me proporcionou um aprendizado muito grande, o tempo foi o mais difícil de lidar, também as dificuldades a cada unidade surgiram e foram sanadas pelas Multiplicadoras do Núcleo de Tecnologias na Educação que por sinal são qualificadas e tem domínio de conteúdo, quanto ao material é de qualidade. O curso contribuiu para implementação da aprendizagem e na construção do conhecimento aliado ao processo ensino e aprendizagem.
Ao concluir o curso das TIC percebi que o professor tem um grande leque de opções e que não existe fronteiras, criar limites é cada vez mais importante visto que segundo o Professor Pedro Demo o “ aluno aprende bem com professor que aprende bem”, porque “ser professor é cuidar da aprendizagem do aluno”. Portanto como professora da Escola Alcides R. Aires e cursista do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, procuro um caminho educativo, com intuito de construir e acreditar nas possibilidades do ser humano que está buscando o seu crescimento pessoal e profissional e criar as condições para que esses conhecimentos aflorem.




Porto Nacional, 22 DE outubro de 2010.
Alailda Barbosa dos Santos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças

Na área das tecnologias é preciso se qualificar e com curso das TICs aprendi manusear melhor o computador, pesquisar na internet e interagir com os colegas , o conhecimento na área das tecnologias se faz necessário visto que é uma combinação tecnológica de informações e controvérsia vinculada com a internet.
Como professora reconheço que o contexto atual da educação trouxe novos desafios nas atividades curriculares e ao educador, que vê a necessidade de se construir um novo olhar pedagógico para que seja usada na condição do meio didático, no texto do professor Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI e que a escola tem que fazer para superá-la, diante da realidade do momento a tecnologia permite uma aprendizagem ampla e que deve ser iniciada pelo professor.
A aprendizagem do aluno está condicionada, em parte substancial, ao bom desempenho do professor, não mais como alguém que cuida da aprendizagem do aluno, portanto para que o aluno se torne autor, é fundamental que o professor seja autor, de acordo com o olhar na realidade procuro um caminho educativo, com o intuito de construir uma prática pedagógica e democrática que seja colaboradora na construção de uma educação significativa, tal situação exige mais que o educador passe a ser responsável em enxergar através dos seus alunos, observando-os em toda a sua complexidade e, assim, invadir seus conhecimentos pedagógicos que atenda a este novo universo.
CONCEITO DE CURRÍCULO

A amplitude dos espaços de aprendizagem e necessidade de se pensar num currículo com múltiplas possibilidades de valores e saberes se faz necessário em se pensar numa educação com um currículo abrangente que tenha espaço para as múltiplas possibilidades nas diversas praticas curriculares.
Falar em currículo é pensar na oportunidade de discutir algo real e necessário para o desenvolvimento da educação brasileira, em resumo, entendemos o currículo como um projeto educativo escolar onde cada um caracteriza seu modo próprio de cada escola, o estudo do currículo nos possibilita a abertura para a tomada de decisões, implicando diretamente um processo de construção social e é preciso ainda inserir neste currículo a educação formal e não- formal visando todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola.
É preciso ser flexível e estar em constante reformulação, atendendo e ofertando um programa de educação integrada capaz de mobilizar aprendizagem e aumentar o potencial dos alunos nos quais podem ser formados diversos tipos de comunidade.